Para descobrir o Grau de Perda Auditiva de uma pessoa, é necessário realizar um exame. Normalmente é feita a audiometria, que analisa a intensidade com que uma pessoa consegue ouvir os sons puros.
Pra identificar o Grau de Perda Auditiva é realizado um cálculo de uma média de resposta à determinada frequência através do exame de audiometria.
Veja abaixo a classificação recomendada pela Bureau Internacional d´Audio Phonologie (BIAP). Essa instituição é formada por diversos países da Europa. As respostas são consideradas na média das seguintes frequências:
500 Hz, 1000 Hz, 2000 Hz e 4000 Hz
Audição normal
Média menor ou igual a 20 dBNA. É possível que ocorra uma leve perda, mas é discreta e não tem impacto no dia a dia.
Perda auditiva leve
Média entre 21 e 40 dBNA. A voz é fácil de ouvir em um tom normal, mas é difícil ouvir a voz baixa ou distante. A maioria dos ruídos do dia a dia podem ser ouvidos.
Perda auditiva moderada
1º grau: média entre 41 e 55 dB / 2º grau: média entre 56 e 70 dB. Escuta a fala quando a voz é alta. Maior facilidade de compreender o que é falado caso esteja vendo a pessoa que está falando. Ainda consegue ouvir alguns ruídos do cotidiano.
Perda auditiva severa
1º grau: média entre 71 e 80 dB / 2º grau: média entre 81 e 90 dB. Consegue ouvir a fala apenas caso a voz seja alta e esteja próxima do ouvido. Os ruídos mais altos são percebidos.
Perda auditiva profunda
1º grau: média entre 91 e 100 dB / 2º grau: média entre 101 e 110 dB/ 3º grau: média entre 111 e 119 dB. Não consegue ouvir a fala. Apenas sons muito altos ainda não percebidos.
Perda auditiva total
Média acima de 120 dB. Não é possível perceber nenhum som.
Para descobrir se você tem algum grau de perda auditiva consulte um profissional. Entre em contato com a gente, na Vital Ouvir nós realizamos exame de audiometria.
Obrigado pela leitura!